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Gestores: Dicas para o Sucesso: Quais são suas principais dicas para quem está iniciando a carreira no setor de telecomunicações e deseja alcançar o sucesso?

Pablo: Acredito que tanto para o setor de telecomunicações, como para qualquer outro setor, a principal dica é investir em qualificação e aperfeiçoamento. Faltam profissionais fundamentalmente qualificados no setor. Entender os principais fundamentos das telecomunicações não é mais suficiente. Destaca-se quem está atualizado e de olho nas novas tecnologias, e mais, consegue extrair funcionalidades práticas dos inúmeros avanços que temos acompanhado diariamente.
E mais, o conhecimento e certificação técnica desse profissional precisa vir vinculado a habilidades e soft skills altamente valorizados no cenário atual. Portanto, não basta entender da dinâmica técnica do negócio, se por exemplo faltam-lhe habilidades de comunicação, gerenciamento de tempo e/ou trabalho em equipe. Deve existir um equilíbrio de competências.
E destaco também, por observação real, gerenciar pessoas e desenvolver uma mentalidade de crescimento são fatores cruciais para a carreira no setor de telecomunicações.

Gestores:Tendências do Mercado: Como você vê a evolução do mercado de telecomunicações nos próximos anos e quais tendências você acredita que os profissionais devem estar atentos?

Pablo: Com avanços praticamente diários e desenvolvimento tecnológico cada vez mais latente, é um desafio imaginar o mercado de telecomunicações no futuro. Mas evidentemente, minha aposta para a telecom (e diversos outros segmentos) é a adoção da inteligência artificial com foco na automação de processos e na geração de informações relevantes para o negócio.
A assertividade e alta capacidade de processamento da IA a tornam uma aliada fundamental no atendimento, nas vendas e no gerenciamento dia a dia. Para crescer um negócio de forma sustentável hoje simplesmente não dá mais para ignorar essa tecnologia. Destaco também a hiperpersonalização das soluções de telecom com um foco de produtos cada vez mais individualizados para assinantes.
A dinâmica doméstica e familiar também tem se transformado e as casas inteligentes já fazem parte de nossa realidade ao passo que acredito que veremos cada vez mais aplicações no futuro, o que consequentemente irá requerer soluções telecom cada vez mais abrangentes e personalizadas.

Gestores: Inteligência Artificial e Automação: Quais são os benefícios que a inteligência artificial e a automação trazem para o atendimento ao cliente, e como isso pode impactar a eficiência das empresas?

Pablo: Em se tratando de atendimento e comunicação digital, grande expertise da Matrix Go, enxergo inúmeros benefícios: a começar pelo ganho de eficiência com atendimento simultâneo e 24 horas proveniente da adoção de Chatbots e Voicebots.
Maior satisfação do cliente e da experiência de compra do usuário com inteligência artificial capaz de antecipar demandas e interagir de maneira individualizada, personalizando soluções.
Ganho de produtividade e aumento de receita: a automação erra menos e invariavelmente eleva seus níveis de produção, com economia de custos (de equipe, infraestrutura, treinamentos) a curto e médio prazos.
E mais tempo e recursos disponíveis significam mais investimentos em produção, desenvolvimento e inovação – a empresa só tem a ganhar.

Gestores: Desafios da Adaptação: Quais são os principais desafios que os provedores enfrentam ao não se adaptarem às novas exigências do mercado, e como você aconselharia esses profissionais a superarem esses obstáculos?

Pablo: Estamos vivendo uma revolução tecnológica que muito se assemelha a uma corrida. E tal como a Revolução Industrial do século XVIII, aos negacionistas e aqueles que se recusaram à adoção da automação, viram seus negócios sucumbirem em face a concorrência, não é muito diferente de agora. Se o cliente está cada vez mais exigente, busca soluções personalizadas, atendimento rápido e assertivo e um serviço que supera expectativas – não dá para fechar o olho para a tecnologia e acreditar que irá colher resultados diferentes fazendo a mesma coisa.
Entendo que a mudança seja desconfortável e o processo de adaptação pode ser cansativo, mas minha sugestão para gestores e profissionais do meio é: comecem agora! Introduza a tecnologia e a inteligência artificial aos poucos e dentro dos seus objetivos empresariais, mas não postergue essa decisão. Contar com especialistas e consultoria especializada no assunto ajuda e acelera a transformação tecnológica principalmente para negócios/gestores com pouca familiaridade no assunto.

Gestores: Futuro da Matrix Go: Quais são seus planos futuros para a Matrix Go e como você imagina o crescimento da empresa nos próximos anos, considerando as inovações e mudanças no setor?

Pablo: A Matrix Go pretende seguir mantendo-se como referência em inteligência artificial, comunicação digital e relacionamento com o cliente para o mercado ISP, telecom e demais frentes. Seguimos atentos às constantes atualizações e novidades e certos de que o futuro é da IA e daqueles negócios e profissionais que conseguirem implementar e gerenciar usabilidade comercial com tal tecnologia.
Mais especificamente, enxergamos as vendas automatizadas e o business intelligence como vertentes fundamentais dos mais variados tipos de negócio e temos apostado no desenvolvimento de soluções e ferramentas para endossar tais áreas.

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