Gestores: A evolução do mercado e da tecnologia

Você tem mais de uma década de experiência na NET e na Claro, passando por diferentes regiões do país.

Como você enxerga a evolução do mercado de telecomunicações, especialmente no segmento residencial, e quais transformações tecnológicas mais impactaram a operação na ponta?

Julio: Com 22 anos de atuação no mercado, vivenciei inúmeras transformações -não apenas tecnológicas, mas também na forma de nos relacionarmos com os clientes. No âmbito do mercado, a principal mudança foi a entrada das ISPs, que ampliaram significativamente a cobertura de atendimento. Essas empresas passaram a atuar em regiões antes não contempladas pelas grandes operadoras e inclusive, em cidades onde já existia presença das big. Contribuindo para diversificação e expansão dos serviços. Esse movimento impulsionou a base de consumidores. Quanto a tecnologia, os avanços são notáveis e com velocidade assustadora, mas a grande transformação foi entregar grandes velocidades na internet residencial, isso abriu um leque de oportunidades no portfolio das empresas e no consumo dos clientes.

Gestores: A parceria com uma gigante do setor

A Basic Telecom é uma EPO parceira da Claro, responsável pelo atendimento direto aos clientes residenciais.

Como é essa relação de parceria com uma operadora de grande porte e de que forma essa integração contribui para a qualidade do serviço entregue ao consumidor final?

Julio:Trabalhar em parceria com uma gigante do mercado traz muitos desafios – e também grandes oportunidades! Nosso maior e mais importante objetivo em conjunto é atender o cliente com o máximo de eficiência, e isso fortalece ainda mais a nossa parceria. Essa relação representa uma excelente chance de desenvolvimento para nossos times. A sinergia entre as lideranças de ambos os lados tem sido essencial para aprofundar temas importantes, trocar experiências e buscar as melhores práticas e soluções. Além disso, essa troca constante amplia nossa visão sobre os movimentos e tendências do mercado, fortalecendo nossa atuação e preparando nossos times para novos desafios!

Gestores: Desafios de gestão e transformação nas EPOs

Gerir uma EPO exige lidar com múltiplos desafios da operação técnica à gestão de equipes em campo.

Quais são os principais desafios enfrentados pela Basic Telecom e que transformações têm sido necessárias para manter eficiência, qualidade e resultados sustentáveis?

Julio: Essa é uma questão bastante abrangente, pois hoje os desafios na gestão das equipes se multiplicam.      No aspecto técnico, observamos uma escassez de profissionais qualificados no mercado, o que torna a formação de novos técnicos um dos principais desafios. Nesse sentido, a parceria com a Claro é fundamental. A ETN, disponibilizada para essa formação é assertiva e garante que nossas equipes cheguem ao campo preparadas para atender às demandas e superar os desafios.  Nosso time de multiplicadores também tem papel essencial nesse desafio, contribuindo diretamente para a qualidade das entregas.Na gestão do dia a dia, nosso desafio é manter as equipes atualizadas tecnologicamente, comprometidas e motivadas. Nesse contexto as lideranças de Base tem papel importante, estamos apostando no desenvolvimento e crescimento desse time!! Não chamaria de transformações, mas sim de evoluções, e nosso ADM/RH tem evoluído a passos largos e nos ajudando muito a captar e fidelizar nossas equipes. Hoje essa área “cuida” da jornada completa dos nossos técnicos na empresa. Fazendo uma integração completa na sua chegada, mantendo os multiplicadores atentos a qualquer sinal de desvio e efetivamente acolhendo esse profissional. A ferramenta mais eficiente para gerar comprometimento é informação. Por isso mantemos calendários de reuniões com nosso time reforçando nossa missão,  diretrizes e desafios. Ter bem definido o plano de carreira e políticas de premiações  competitivas ajuda a manter o time motivado.

Gestores: Mudanças de receita e modelo de negócio

O setor tem passado por mudanças significativas no perfil de receitas e na dinâmica de operação.

Como a Basic Telecom tem se adaptado a esse novo cenário e quais estratégias têm sido adotadas para garantir competitividade e rentabilidade no longo prazo?

Julio: Sem dúvidas, as receitas vêm se deslocando dentro do negócio. Hoje, por exemplo, temos receitas significativas em Unidades de Negócio que, há cinco ou seis anos, eram apenas projetos embrionários. Neste exato momento, novamente, estamos iniciando um novo projeto com a Claro.Mantemos nossas receitas em constante evolução graças à diversidade e ao nosso DNA de buscar sempre novos desafios.Competitividade tem tudo a ver com algo que ouvi há mais de vinte anos: “o Capex na minha mesa é o de cinco anos à frente”. Essa frase virou um mantra na minha forma de enxergar os negócios – ou você está atento e estudando as oportunidades que virão, ou enfrentará dificuldades.Na Basic, rentabilidade é o resultado da simbiose entre controle de custos, investimentos cuidadosamente elaborados e produtividade adequada as necessidades financeiras e de qualidade.

Gestores: Visão de futuro e papel da Basic Telecom no ecossistema de telecomunicações

Com um histórico sólido e uma operação que cresce em relevância, a Basic Telecom tem um papel importante no ecossistema da Claro e do setor como um todo.

Quais são as perspectivas de futuro para a empresa e para o modelo de EPO no Brasil? Que tendências você acredita que irão moldar o próximo ciclo de evolução das telecomunicações?

Julio: Nosso papel é Claro: manter nossa empresa com resultados operacionais expressivos, tornando cada vez mais sólida nossa parceria.  O futuro das EPOs está diretamente ligado à capacidade de adaptação aos movimentos do negócio e a força de investimentos para acompanhar essa evolução.Um ponto essencial é que as Bigs compreendam a importância de remunerar os sérvios de forma que mantenhamos um ecossistema sustentável e competitivo. Não acredito na multiplicação das EPOs a partir de pequenas estruturas. O próximo ciclo será marcado pela rápida evolução tecnológica, tanto no portfólio quanto na qualidade dos serviços entregues aos clientes. Por isso, mais do que nunca, é hora de apostar no aperfeiçoamento da nossa mão de obra. Profissionais preparados é o que move o futuro – e é isso que seguirá diferenciando quem simplesmente acompanha… de quem lidera a transformação.